Questões humanitárias

“Venezuelanos e brasileiros entram em confronto em Roraima” Brasileiros tendo problemas com imigrantes venezuelanos, europeus tendo problemas com imigrantes africanos e do oriente médio, americanos tendo problemas com imigrantes mexicanos… De quando em quando é necessário lembrarmos o porquê da criação das fronteiras; como funcionam e para que servem. Não, não é algo “arbitrário” feito por alguém com uma régua num mapa. A fronteira delimita usos e costumes, mentalidade, cultura, jurisdição – uma série de valores muitas vezes não intercambiáveis. Os países que tiveram uma formação arbitrária, não respeitando as divisões reais dos seus grupamentos humanos, são um caos até hoje. E eu não hesitaria em colocar o Brasil nesta lista…

Nota: A Folha de São Paulo disse que o embate entre brasileiros e venezuelanos teve motivação “xenófoba”. Por parte dos brasileiros, é claro. Então um brasileiro que já não tem acesso a serviços públicos vê o serviço piorar ainda mais, não dando conta de estrangeiros. Vê uma série de doenças se alastrarem pela cidade, favelizada com tendas e barracos. E o pior de tudo: vê crescer o índice de assaltos e testemunha até mesmo violência contra comerciantes inocentes (como foi nesse caso da matéria, que motivou a reação dos locais e o caos) Os cidadãos fazem uma passeata pacifica e clamam pela intervenção do poder público, que nada faz, por “questões humanitárias”. Nem o Executivo, nem o legislativo tomam uma atitude. E quando tentam, o judiciário revoga – algum juiz num gabinete com ar-condicionado diz que está tudo bem e manda abrir as fronteiras. Diante disso tudo o brasileiro local finalmente reage – e adivinhem – é tido como CULPADO, com direito a rótulo da moda e tudo: – “Xenófobo”. Vou te contar uma coisa…

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s