Ética Kantiana

Eu realmente espero que a fala de um Ministro do Supremo Tribunal Federal em palestra tenha sido, de algum modo, editada ou distorcida, pois em vídeo ele diz o seguinte: “Sou movido por uma ética Kantiana.. Se a sua vida depende do sacrifício da minha liberdade individual, e eu não quero sacrificar a minha liberdade individual, você perde” Vocês entendem? Se um sujeito quer ter a “liberdade individual” de te dar um tiro na nuca, e você – sabe-se lá por quê – queira viver, você perde. Se Adolf Hitler quer ter a “liberdade individual” de exterminar 6 milhões de judeus, mas os judeus – por algum motivo – queiram viver, os judeus perdem. Se uma mulher que engravidou por livre e espontânea vontade decidir que um filho no momento “sacrificaria sua liberdade individual”, mas a criança quer viver, a criança perde (e foi nesse sentido que ele usou sua “ética Kantiana” – numa palestra sobre aborto)

É por isso que os libertários acabam andando de mãos dadas com Socialistas e Comunistas, meus amigos. A liberdade TOTAL é Totalitarismo. Não há como fazer tudo o que se quer sem atropelar a liberdade alheia no meio do caminho. Para um Ministro dizer isso em público, ou ele é extremamente burro e não entende a implicação do que diz, ou é extremamente insolente e petulante; achando-se acima do bem e do mal. As duas opções são ruins para nós.

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s