Rendição por omissão

Hoje o Fluminense levantou uma taça, o que me deixou de muito bom humor. E por estar de bom humor, vou citar Sigmund Freud de forma positiva (geralmente só dou bordoadas no judeu) O Pai da Psicanálise nos disse o seguinte: “Quem cede nas palavras, logo cederá também nas coisas” E esta percepção se mostra mais urgente do que nunca. Digo isto porque não são poucas as pessoas que comentam em particular: “Penso de tal ou qual maneira, mas se disser, não sou aprovado” ou “não trabalho” ou “sou excluido do meu grupo de amigos” etc., etc. E é bem verdade que muitos preferem ter o que comer do que ter razão, ou simplesmente “viver em paz” do que ter razão.

Acontece que, como dissemos – aliás, como Sigmund Freud disse – quem cede nas palavras logo cederá também nas coisas, e é EXATAMENTE este o cenário que testemunhamos. Por evitar certos embates “inconvenientes” ou “constrangedores”, vamos cedendo espaço, deixando tal ou qual discurso reinar como soberano, como o único verdadeiro, conferindo a um grupo de pessoas o suposto monopólio da razão. Quando vemos, aquele mero “reino de opinião” do qual discordamos e não combatemos já se cristalizou em Leis, normas e estatutos – já governa nossas vidas, e aí é não há mais o que fazer (ou até há, mas com um custo muito maior)

Muitos atenuam o ditado popular do “calar é consentir”, dizendo não se tratar de concordância, mas sim de “poupar-se do desgaste inútil” Já eu diria que o inútil é fugir ao desgaste, e que não há como se esconder. O resultado da passividade é viver sob uma Constituição da qual você discorda completamente, sob Leis que julga Injustas, testemunhando o crescimento de usos e costumes que destroem a ordem social; tudo isto sendo financiado com o seu dinheiro, com a sua aquiescência, quer seja ela consciente, quer não.

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s