Subversão estética

Quando você vê o espetáculo do bizarro na arquitetura, em obras de arte, em filmes, musicas, na escolha de “celebridades”, não pense que, súbito, todo mundo foi acometido por um mau gosto dos diabos. Na verdade, não é que o senso para o belo e para o bom tenha desaparecido, ele simplesmente tem sido preterido pelo horrível e o ruim, e a motivação para isso é politico/filosofica.

O pensador revolucionário Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno já nos dizia: “A ruptura do estilo é uma forma de guerrilha, uma estratégia de subversão estética inspirada no anelo desesperado da subversão real” E concluía: “A arte precisa ser a encarnação do desespero, da revolta e da dilaceração”

Então você vê feministas nos corredores da sua faculdade com a cabeça dentro de uma gaiola e com rosto retorcido por ferragens, arrastando latinhas no calcanhar. Elas chamam isso de “arte”. Você vê pinturas deformadas, grotescamente coloridas em poses obscenas com a legenda “crianças vadias”. Eles chamam isso de “arte”. Você vê celebridades feias como um demônio sendo apresentadas como novos modelos de estética em capas de revistas. Eles chamam suas atividades pífias de “arte”. Nada disso faria sentido, se não soubéssemos que, para os ditos “progressistas”, “arte” só é considerada como tal quando funciona como “sabotagem à sociedade”. Qualquer concessão a “padrões de beleza estabelecidos” é visto como uma “traição à causa”, um “ajoelhamento” perante o “Status Quo”, uma genuflexão ao “maldito sistema opressor capitalista”.

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s