Conceitos estatísticos

Na grande maioria das vezes, o que chamam de “preconceito” é, na verdade, apenas um conceito formado por repetidas experiências. Por exemplo: todo carioca sabe que a torcida do Flamengo é a mais mal-educada, problemática, arruaceira e violenta do Estado. Ontem nós pudemos – mais uma vez – comprovar isto. Torcedores marcando arrastões e invasões com antecedência pela Internet, agredindo torcedores argentinos, depredando patrimônio publico e privado, cometendo roubos a transeuntes, arremessando garravas de vidro contra policiais, agredindo cinegrafistas que registravam a barbárie, etc., etc.

E a Policia Militar? Bom, a instituição, em programa de TV, quando perguntada sobre a motivação da baderna, respondeu: “A culpa é do programa de vendas de ingresso que o clube do Flamengo usa” Ou seja, o programa de vendas fez arrastão, invadiu, roubou, agrediu, etc., etc. É impressionante como no Brasil a culpa do crime nunca é do criminoso, e dar nome aos bois é sempre “preconceito” O comandante da policia poderia ter apenas respondido a verdade: “A selvageria aconteceu devido ao grande número de selvagens presentes. Até que sejam enjaulados, isso acontecerá sempre” Mas não respondeu. Preferiu acobertar os pobres torcedores, para depois ainda ouvir da boca deles: “A polícia é despreparada!” – frase sempre dita por arruaceiros para se vitimizar após tomar umas merecidas borrachadas.

Desnecessário dizer que nem todo torcedor rubro-negro é baderneiro e violento. Não faço aqui generalizações, apenas trato de estatística; de fatos acumulados, de experiências bem conhecidas. O torcedor do Flamengo é visto como um “animal” porque se comporta como tal; ninguém o obriga a fazê-lo. Reconhecer a Realidade tal como ela se apresenta a você não é nem nunca poderá ser um crime.

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s