O sádico e o masoquista

Todo sádico encontra seu complemento masoquista. Há os que gostam de bater e os que gostam de apanhar, e um não existiria sem o outro (é claro que há também os normais, mas estes não vêm ao caso) Por esses dias fiquei sabendo que um ex-prefeito do Rio de Janeiro está morando em Nova York, num apartamento de 1 milhão e meio de dólares, e que lá teria uma vida de Lord Inglês. Evidentemente, à custa de todos nós: os cariocas. Aí eu parei para ver “RJ TV” hoje, sabe-se lá por quê. E o fato é que era tragédia atrás de tragédia.

FALÊNCIA NO ESTADO DO RIO, era a manchete. E vinham as notícias: “ônibus parado por falta de combustível” Na matéria, todos rindo. “Estou há seis horas na fila de espera do ônibus”, contava, orgulhoso, um masoquista. Falou-se também das enchentes constantes. O povo mostra, sorridente, suas roupas de sacos plásticos para nadar com água na cintura; todos se divertindo muito. A repórter – que mais parece uma animadora de circo – brinca com a roupa de plástico amarela, brinca de pular barragens que os moradores fazem para não terem seus móveis carregados pelas águas, etc., etc. Tudo muito lúdico. Pessoas eram filmadas morrendo na fila dos hospitais; todos rindo. “Estou morrendo”, dizia um, com um sorriso de orelha a orelha. Só os desmaiados e os mortos não riam e não davam cambalhota. Às vezes eu acho que os políticos e exploradores em geral – os sádicos – dão ao povo – os masoquistas – simplesmente o que ele quer. E é claro: um não existiria sem o outro.

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s