Por que o Brasil não funciona

Quando o dia está muito quente – como esteve hoje, no Rio de Janeiro – eu paro num bar para tomar água mineral. Sento numa mesa e fico lá, entre os bêbados, ouvindo as conversas e anotando (muito do que escrevo aqui sobre política nacional e internacional vem destes eventos) Hoje, por exemplo, o assunto foi: “Por que o Brasil não funciona”

– O que mata o Brasil é o Brasileiro…
(um bêbado diz e o outro concorda) – Sim.
– Ele só quer saber de beber, comer uma azeitoninha e ver um futebolzinho na TV… (falava num tom de desprezo e dava um gole na cerveja. Depois, pegava uma azeitona, cerimonioso. Um jogo de futebol corria ao fundo, na TV)
– Sim! Um bando de vagabundos! Não trabalham! Vivem desocupados! (Olho para o relógio. Duas da tarde. Plena sexta-feira “útil”)
– Sem contar que são todos metidos a espertos! Passam a perna nos outros… Só querem se dar bem! (O dono do bar avisa que a conta já passou de 100 reais. Ouve de volta: “Pendura!” “Anota fiado!” “Pago na volta!” etc., etc.)

A conversa seguiu neste molde até que, instigado e muito inocentemente, resolvi perguntar:

– Senhores, com licença, desculpem-me a intromissão… (Eles olharam, muito desconfiados. A garrafa de água mineral reluzia e fazia com que ficassem com os olhos apertados) Vocês já repararam que estão descrevendo a si mesmos?

Houve, então, um instante de silêncio tumular. Salvo engano, só se ouvia na TV “Agora Ronaldinho! Agora Ronaldinho!” ou “Faz Bebeeeto! Faz Bebeeeto!” Até que um dos litigantes, finalmente, respondeu:

– Menino, você é um garoto novo (constatou, com gravidade) Mas eu vou ensinar uma coisa p’ra você… (tocou meu ombro num gesto paternal e concluiu) Isso aí que você ‘tá bebendo é veneno. Não faz bem p’ra cabeça não…

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s