Saco de cimento nas costas

Engraçado. Quatro anos atrás, quando comecei a escrever sobre imigração indiscriminada e sobre o favorecimento ostensivo a muçulmanos, ambulantes (que conheci nos meus 10 anos no ramo do comércio) diziam assim: “Miceli, esses seus textos são falta de trabalho! Quero ver é carregar um saco de cimento nas costas!” É claro que diziam brincando e rendia boas risadas, mas, a bem da verdade, brasileiro nunca deu muita trela para conhecimento e informação. Afinal, “isto é coisa de quem não tem mais o que fazer”

E por que lembro disso e digo ser engraçado? Está estourando nas ruas do Rio de Janeiro uma guerra entre ambulantes. Muitos imigrantes, principalmente vindos de paises muçulmanos, tem ganhado autorização da prefeitura para trabalhar, bem como equipamentos, e já começam a ocupar espaços publicos antes ocupados por ambulantes locais (estes que, mesmo dando entrada para autorização, frequentemente tem o processo negado ou congelado, não raro tendo suas mercadorias confiscadas pela guarda municipal) Vendo a diferença de tratamento e a progressiva perda de espaço para os estrangeiros, alguns locais já se mobilizam e partem para o embate franco sob os gritos: “Saiam do meu país!” o que, é claro, faz com que sejam prontamente tachados de “xenófobos” pela militância “progressista”

Conversando com um dos ambulantes que vive correndo de “rapas” por ainda não ter conseguido sua autorização para trabalhar, enquanto um sujeito recém chegado completamente estranho que mal fala português ostenta sua barraquinha de luxo sem ser minimamente incomodado pela guarda municipal – sendo ainda protegido por mil e uma ONGs, caso haja algum incômodo por parte de “xenófobos” – a minha lingua coçou para dizer “eu avisei”. Será que carregar saco de cimento nas costas teria evitado tudo isto?

Publicado por

O Lenho Verde

"Aquele que fala por si mesmo está buscando o seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou é verdadeiro, e nele não há falsidade."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s